top of page
Constelação Familiar Sistêmica - Curso

A Constelação Familiar Sistêmica nada difere da Constelação Sistêmica Tradicional, apenas leva em conta a existência da espiritualidade, da alma, envolvida nesse processo. Somos seres conectados com nossos antepassados, e quando faço uma constelação, percebo a conexão e a necessidade das almas estarem livres para continuarem suas jornadas com menos peso.


Por amor nos conectamos, e por sermos espíritos encarnados aqui sabemos dessa conexão e dos planos que fizemos antes de estarmos nessa vida, dos pactos que fizemos com muitos dos nossos antepassados. Quando aqui, "esquecemos" ou confundimos as ordens que devem existir e a alma entende que por amor a alguém precisa se conectar, pode acontecer um desequilíbrio por conta desse amor fiel, como se a alma se conectasse sem perceber os desequilíbrios que essa ação poderia causar.


A Constelação se baseia na existência de uma consciência familiar que “rege” nossos destinos, ou seja, cada vez que uma das ordens desta consciência é quebrada, ela age no sistema familiar através de seus membros para que haja uma compensação. Uma destas ordens é o direito ao pertencimento: todos, no sistema familiar, têm o mesmo direito de pertencer.


Isto implica que, cada vez que alguém é excluído do sistema – normalmente por questões morais – a consciência familiar escolhe um membro de uma geração posterior ao excluído para que tenha um destino semelhante e difícil. Crianças abortadas, criminosos, alcoólatras, doentes mentais, prostitutas, filhos ilegítimos, todos se enquadram neste grupo de excluídos. Somente quando estas pessoas são reconhecidas e incluídas no coração da família, aquele que estava identificado com o excluído pode seguir seu próprio destino livremente.


O trabalho sistêmico vem a partir da concepção da vida, do fluir no desenvolvimento natural. Estamos inseridos dentro de um grande sistema
contínuo, de diversos elementos que se interagem e, de certa forma, são interdependentes uns com os outros. Segundo Bert Hellinger, cada um de nós é um sistema e, por essa razão, nenhum organismo é um sistema estático, fechado ao mundo exterior, mas sim um sistema aberto, onde há uma constante troca de informações entre os mais diversos níveis de nosso ser.

Nascemos dentro de um sistema familiar, que existe há muitos anos e onde não sabemos direito o seu histórico completo. Foram gerações atrás de
gerações com muitas histórias, acontecimentos, situações felizes, tristes e até mesmo trágicas. Herdamos através dos nossos pais e ancestrais toda a carga morfogenética e não nos damos conta dos padrões, das crenças e até mesmo das repetições de estórias dentro da nossa família. Com isso, a Constelação Familiar Sistêmica quebra esses círculos viciosos. Revela os mecanismos inconscientes do nosso comportamento e as influências externas. Quando essas influências se mostram nas constelações, o indivíduo recupera seu poder de fazer escolhas, se torna mais livre e produtivo.


Uma outra ordem abordada é a da hierarquia. Significa que quem vem antes dá e quem vem depois recebe; quem vem primeiro tem prioridade. Quando alguém toma o lugar de outro que o precede, o sistema familiar entra em desequilíbrio. Um filho que assume “ares” de pai, um irmão caçula que se arroga direitos de primogênito, um filho que toma para si os problemas dos pais e os coloca em julgamento, são alguns perturbadores desta ordem. Durante a Constelação Familiar, estas dinâmicas ocultas afloram de maneira surpreendente.


Portanto, a Constelação nos traz a oportunidade de identificarmos, de forma consciente, o que está acontecendo com o sistema familiar e onde estamos posicionados – de forma equilibrada ou não – podendo assim resolver conflitos a partir da escolha interna de cada um, incorporando a terceira ordem equilibro entre dar e receber.


Podemos constelar para ajudar em conflitos familiares relativos a pais, filhos, irmãos, tios, avós, bisavós…, conflitos entre casais, dificuldade em lidar com perdas de parentes, pessoas queridas ou parceiros, dificuldade em relacionar- se de uma forma geral, dificuldade em comunicar-se, problemas de saúde, conflitos entre sócios, funcionários e clientes, dificuldades ou perdas financeiras, entre outros temas.

Curso

O objetivo deste curso é formar terapeutas no sistema ou qualquer pessoa que deseja obter o autoconhecimento a adquirir:

- Conhecimentos e habilidades em Constelações Familiares;
- Compreender as Ordens que atuam nos sistemas familiares;
- Vivenciar situações e compreender os emaranhamentos sistêmicos;
- Ampliar a percepção sobre o campo sistêmico e fazer intervenções;
- Aprender formas de trabalho em grupo e individual;
- Desenvolver e ampliar o autoconhecimento;
- Promover auto cura;
- Adquirir uma postura sistêmica diante da vida.

Facilitador 

Tatiana Cristina Reis, fisioterapeuta, Reikiana e terapeuta de Reprogramação Biológica ®, TOQ, ThetaHealing ®, Constelação Familiar,
Florais Saint Germain, Psicoterapia (cursando).

+ Público-alvo: Terapeutas, psicoterapeutas, profissionais da saúde ou qualquer pessoa que queira obter o autoconhecimento.

+ Duração: 140 horas 
+ Perfil de público e exigências mínimas: Livre acima de 16 anos.

+ Acesse programa completo do curso no dia desejado

       Quarta - 8h às 12h      Quinta - 19h às 22h30                             

O Instituto reserva-se no direito de alterar, prorrogar ou, ainda, cancelar o curso que não formar turma mínima, e o valor investido será totalmente devolvido ao aluno, sendo direcionado para uma próxima turma em formação.

bottom of page