top of page
Shiatsuterapia e Do-in - Curso

Uma técnica oriental de massagem muito difundida no Ocidente éo Shiatsu (Shi = dedos / Atsu = pressão). A técnica tem como base teórica os
mesmos fundamentos da Acupuntura Tradicional Chinesa e do Do-In, ou seja, visa o reequilíbrio da energia vital (Ki) , circulante nos meridianos (canais de energia), para restabelecer assim a saúde do indivíduo. O corpo possui, ao todo, 12 meridianos principais, que somados chegam a um total de 618 pontos distribuídos bilateralmente, além de mais de 1000 pontos extras, distribuídos aleatoriamente.

 

O princípio básico do Shiatsu é a aplicação de pressão gradual no corpo, em pontos específicos (tsubôs) que ficam localizados ao longo dos meridianos (canais de energia), a fim de manter e equilibrar a circulação adequada do Ki. Há duas formas básicas de estímulo no Shiatsu, para diminuir a energia excessiva, denominado sedação, e para estimular a energia parada, denominado de tonificação. O toque sedativo consiste numa pressão firme e contínua, já o toque tonificante deve ser leve e repetitivo. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde não é apenas a ausência de doenças, mas também o total bem-estar físico, mental e emocional. Interessante observarmos que esta é a mesma definição que há milhares de anos os orientais têm sobre saúde.


A massagem é provavelmente tão antiga quanto a humanidade. Desenhos egípcios, que datam aproximadamente 2500 a.C., já mostravam terapeutas tratando mãos e pés de pacientes.


A massoterapia é bem mais do que um toque que proporciona prazer. O termo abrange uma série de técnicas que utilizam fundamentalmente as mãos (mas também braços, cotovelos e até os pés) para aplicar diferentes tipos de intensidades de pressão sobre determinadas partes do corpo. O efeito físico e emocional é imediato, no entanto a prática vai muito além.


Do-in é uma técnica de auto massagem de origem japonesa que utiliza os pontos dos meridianos energéticos do corpo humano. É usada também como técnica de primeiros socorros para certos males, na qual o próprio paciente se auto aplica a massagem. Os pontos utilizados para a Shiatsuterapia, Do-in e acupuntura são os mesmos, a diferença que para o Do-in considera-se uma auto massagem (ou seja, nós mesmos podemos pressionar os nossos pontos de bloqueios) e o shiatsu além da pressão nos pontos estratégicos de energia o terapeuta também pode
massagear ao longo dos meridianos acelerando o processo de liberação da energia bloqueada.

Curso

O objetivo deste curso é trazer ao aluno um conhecimento geral dos pontos, disfunções e benefícios em todos os âmbitos para complementar ou iniciar em uma carreira terapêutica. No Instituto o curso de Do-in e Shiatsuterapia são oferecidos juntos, pois um complementa o outro.

Facilitador

Luiz Carlos Carvalho – Terapeuta Holístico, especializado em Medicina Tradicional Chinesa e Iridólogo - CRTH-BR 2643



+ Público-alvo: Terapeutas, profissionais da saúde ou qualquer pessoa que queira conhecer essa técnica de saúde e bem-estar.

+ Duração: 48 horas
+ Perfil de público e exigências mínimas: 18 anos e ensino médio.

+ Acesse programa completo

O Instituto reserva-se no direito de alterar, prorrogar ou, ainda, cancelar o curso que não formar turma mínima, e o valor investido será totalmente devolvido ao aluno, sendo direcionado para uma próxima turma em formação.

bottom of page